Marketing para Micros e Pequenos Empreendedores
Oi, gente! É com muito orgulho que venho aqui escrever meu primeiro post no Blog da Faro. Na ativa desde 2006, a Faro é uma agência de marketing que sempre vestiu a camisa e mergulhou de cabeça nos projetos dos clientes. Isso fez com que deixássemos o nosso projeto de lado, mas isso acabou! Vamos continuar a atender com excelência nossos clientes, mas sem abrir mão do nosso projeto.
Falar de marketing para quem está prestes a abrir seu próprio negócio é como ensinar uma criança a andar de bicicleta. No começo você segura para não deixar ela cair, mas com o tempo vai soltando, até que ela ganhe confiança e comece a andar sozinha. Os tombos são naturais e eles vão acontecer, mas levantar e continuar andando é o que vai fazer ela se aperfeiçoar e ganhar a confiança de que precisa para seguir em frente.
Empreender é um caminho sem volta
Para fazer sua empresa ou negócio prosperarem há um longo caminho pela frente e ao contrário do que muitos dizem, ele não tem fim. Sempre há mais o que fazer. Por mais parceiros que você tenha, por mais funcionários que trabalhem com você, as grandes decisões sempre caberão a você. E é você, também, quem terá a responsabilidade de engajar e motivar todos os envolvidos com o projeto. Quer ter um negócio próprio? Então prepare-se para trabalhar! E muito!
Você, provavelmente, não está preparado para a maioria dos imprevistos que acontecem, ninguém está. O importante é estar preparado para tomar as decisões corretas, no momento em que for necessário. É de acordo com suas decisões que sua empresa ganhará forma e conteúdo. É com base nas suas decisões que seus colaboradores serão engajados ou não com o seu projeto, formando assim o seu círculo de confiança.
Mas o que isso tem a ver com marketing?
Sem uma equipe competente, engajada e motivada (nem que a equipe seja de uma pessoa só) e sem um líder capaz de tomar as decisões no momento certo… Esquece! É melhor você desistir de ter seu próprio negócio. O marketing nada mais é do que o reflexo das atitudes da empresa. Ou você acha que uma empresa pode se sustentar vendendo uma imagem do que não é? No começo pode até conseguir, mas por quanto tempo?
Por isso, antes de falar de marketing, vendas e resultado, estruture o seu negócio e defina o caráter da sua empresa. Não seja mais um no meio da multidão, tenha um diferencial. Construa uma base sólida para o seu negócio e ele será notado. A função do marketing é divulgar isso tudo. Como? Isso é pauta para uma outra conversa.
Gostou do post? Te ajudou em alguma coisa? Concorda com o que eu disse? Deixe aqui seu comentário… a gente vai se falando.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!